Na semana passada trabalhei com a mais adorável menina de
três anos com Autismo. Ela tinha um cabelo loiro ondulado que gostava de
abanar, vestia um babygrow e era
muito generosa nos seus sorrisos e abraços. Nós demos-lhe o nome de menina fada
por causa da sua aparência e do seu bonito espírito. Ela produzia muitos sons
maravilhosos, frequentemente falava em frases longas que, a maioria das vezes,
eram muito musicais e completamente ininteligíveis.
O desafio dela era a clareza do discurso - ao trabalhar com ela apercebi-me de
que por diversas vezes ela não colocava os lábios juntos ao falar - por isso
não admira que fosse tão impercetível. Assim que percebemos isso, pudémos
ajudá-la a ser mais clara, usando as seguintes técnicas do Son-Rise Program:
- Explicar detalhadamente como e
quando juntar os lábios para produzir um som.
- Mostrar como e quando é que nós
juntamos os lábios ao formar uma palavra.
- Celebrar de todas as vezes que
ela colocava os lábios juntos.
Se as vossas crianças não são claras, percam algum tempo
a observar como é que elas estão a utilizar a boca. Abrem a boca ou apenas
balbuciam sem a abrir muito? Colocam os lábios juntos para produzir os sons
"B" ou "P"? Colocam a língua atrás dos dentes ou no céu da
boca? Contraem os lábios para produzir o som "iii" - ou arredondam os
lábios para produzir o som "R"? Assim que perceberem o que é que elas
não estão a fazer, poderão ser mais claros a ajudá-las a
serem mais claras.
Com amor para todos vocês,
Kate Wilde Professora do The Son-Rise Program® no Autism Treatment Center of America
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