Dicas para trabalhar vocabulário extenso ou frases feitas

A criança possui um vocabulário extenso ou fala em frases, mas falta-lhe a habilidade de conseguir falar com sucesso em situações específicas.
Para que possa colocar de imediato em pratica algumas das técnicas do método Son-Rise deixamos-lhe alguns princípios que pode começar aplicar desde já com a sua criança

Área do Desafio:
A Criança possui um vocabulário extenso ou fala em frases, mas falta-lhe a habilidade de conseguir falar com sucesso em situações sociais.

Princípios Orientadores:
Se ajudarmos a criança a construir confiança em comunicar socialmente, mais tarde ela tentará. As crianças estão motivadas a usar as suas capacidades verbais com outros, quando lhes são mostrados os benefícios que essa atitude traz.

Aplicar os Princípios:
Recrie situações sociais num ambiente sem distrações, para que assim consiga reproduzir a situações sociais e familiares mais comuns.

Dê-lhe expressões específicas/frases que quer que a sua criança aprenda no âmbito de uma atividade entusiasmante ou num jogo. (Por exemplo: Em vez de corrigir o seu filho ou dar-lhe frases para repetir, crie um jogo chamado "mercearia" e mostre-lhe como interagir consigo, enquanto faz de "caixa".)

Esteja disposto a conversar com entusiasmo sobre um tema que a sua criança ache interessante (Doraemon; Centros Comerciais; e questões repetitivas como "O que é o jantar?"). Seja o modelo a seguir. Se queremos que as nossas crianças estejam dispostas a conversar as nossas áreas de interesse, temos de conversar com elas as suas. Depois de termos seguido os seus interesses, aí podemos começar a guiar gentilmente a conversa para direções diferentes.


Em vez de corrigir continuamente a sua criança ou mostrar-lhe que conversas sem sentido são inúteis, celebre o facto de a sua criança estar a comunicar consigo. Faça com que a sua criança saiba o quanto gosta de a ouvir falar e partilhar o que tem para dizer.

Etiquetas: , ,