A comunicação verbal pressupõe a existência
de duas componentes: alguém a falar (seja verbalmente ou não) e alguém a ouvir.
Recentemente escrevi um curto blogue acerca da forma como falamos com as nossas
crianças. Esta semana, no The Son-Rise Program® Intensivo, tivemos o anjinho
mais fofo com autismo. Ele tem 9 anos, cabelo preto e adora brincar com o selo
de um cartão de gelado premiado. Ele tem um vocabulário constituído por cerca
de 10 palavras claras e um grito muito agudo que utiliza para transmitir a
urgência de uma necessidade. Ele ainda tem de aprender que nós não entendemos
gritos, aqui na casa do Son-Rise. :-) Apesar de não dizer muitas palavras e não
conversar, ele tem mostrado que consegue perceber claramente tudo o que dizemos.
As nossas crianças podem achar que formar
palavras e frases é um desafio, mas isso não significa que elas não compreendam
o que nós dizemos. Aqui no The Autism Treatment Center of America nós
observamos vezes e vezes sem conta que crianças que ainda não falam nos
entendem.
O que é que podem fazer com esta informação? Falem com as vossas crianças. Falem com
elas como se estivessem a falar com uma pessoa com um discurso normal.
Digam-lhes o que está a acontecer, expliquem-lhes detalhadamente onde é que vão
e porque estão a ir para lá.
Se as vossas crianças tiverem de tomar
medicação, expliquem-lhes ao pormenor como é que a medicação as vai ajudar. Se
não quiserem que elas façam algo como despejar todo o shampô dentro da
banheira, façam-nas perceber porque não querem que elas façam isso.
Se as vossas crianças resistem a fazer
transições de um lugar para o outro ou recusam a tomar medicação, isso pode
acontecer apenas porque ninguém lhes disse o que se estava a passar. Se lhes explicarmos
detalhadamente, elas não só irão saber, como irão entender que tudo o que
estamos a fazer é a cuidar delas e a ajudá-las.
Parem algum tempo para pensar num lugar onde
a vossa criança possa estar mais controladora e
resistente e percam tempo a explicar-lhe a situação com mais detalhe. Poderão
ficar surpreendidos com a resposta dela.
Divirtam-se a falar com as vossas crianças.
Com muito amor, Kate.
Kate Wilde, Professora do The Son-Rise Program® no Autism Treatment Center of America
Etiquetas: comunicação verbal, The Son-Rise Program®, vencerautismo