Mais dicas para trabalhar a linguagem


Dar espaço às nossas crianças para falar é a chave para ajudá-los com a sua linguagem expressiva. Como podemos fazê-lo?

1. Ouça mais, fale menos. Não tenha medo de eventuais momentos de silêncio. Nesses momentos, estamos a dar tempo e espaço às nossas crianças para falar, caso o desejem. Nesses momentos, estamos mais atentos para ouvir o que os nossos filhos estão a dizer, porque estamos a ouvir em vez de falar. Quando eu aprendi a abraçar o silêncio e desfrutar dos momentos mais calmos, eu vi o quão mais, as crianças com quem trabalhei, falavam comigo. Foi assim que me apercebi que o silêncio é um terreno fértil de oportunidades para os nossos filhos falarem. Sempre que está a falar, está a pedir ao seu filho para ouvir e não para falar.
2. Pause. Peça ao seu filho para dizer uma palavra e, em seguida, faça uma pausa para lhes dar tempo e espaço para a dizerem. Porque nossos filhos acham difícil falar, muitas vezes têm um atraso na resposta aos nossos pedidos. Eu tenho trabalhado com crianças que disseram uma palavra 3 ou 4 minutos depois de eu lhes ter perguntado. Outros podem ter um atraso de 30 ou 45 segundos. Quando fazemos uma pausa damos tempo ininterrupto para os nossos filhos descobrirem como dizer a palavra que estamos a pedir. Nós damos-lhes o tempo e espaço necessários para fazerem o “trabalho” que lhes pedimos.

Da próxima vez que estiver a jogar com o seu filho, tente falar menos e verá o que você ouve? Publique um comentário abaixo para sabermos como foi.

Kate Wilde, Professora do The Son-Rise Program® no Autism Treatment Center of America

Etiquetas: , ,