Os princípios do The Son-Rise Program®
tornam-se ainda mais eficazes quando integrados ao dia-a-dia da criança.
Eventos diários como as refeições, os hábitos de higiene e a hora de dormir
representam ótimas oportunidades para encorajar o desenvolvimento social.
Muitas crianças com autismo também necessitam de um ambiente especialmente
construído para auxiliar na aceleração da aprendizagem. Sendo assim é
fundamental criar um ambiente propício para trabalhar com a sua criança,
começando com a construção de um quarto de brincar.
Cada família é diferente. Sendo assim,
cada quarto de brincar também deve ser diferente. Mas há dois princípios
importantes para a criação de um quarto de brincar em casa:
Poucas Distrações Sensoriais
Crianças com autismo tendem a apresentar
dificuldades em filtrar e descartar informações sensoriais, o que pode levá-las
a distrair-se pelos vários sons, imagens,
texturas e cheiros. Quanto mais conseguirmos simplificar o ambiente sensorial
de uma criança, mais fácil será para ela focar em interações sociais e na aprendizagem
de novas habilidades.
A Criança Obtendo o Controle
Devido à experiência de bombardeamento
sensorial que crianças com autismo frequentemente vivenciam, elas costumam
procurar oportunidades para que se sintam em controle do seu ambiente. Quando
uma criança se sente em controle da situação, também se torna mais fácil para
ela prestar atenção nas interações e aprendizagens sociais.
O Quarto:
O ideal é escolher um quarto silencioso,
longe das principais atividades da casa ou das distrações vindas de fora da
casa. Geralmente, os pais escolhem um quarto extra ou o próprio quarto da
criança, mas isto não é uma regra. Cada família faz o melhor que pode com o
espaço disponível em casa.
Se escolher um quarto, é importante que
considere como irá minimizar as distrações neste quarto. Talvez você precise
retirar alguns dos móveis ou assegurar-se de que tudo pode ser guardado em um
armário durante as horas de atividades no quarto. Para algumas crianças, a cama
pode ser um elemento de distração – elas podem querer se esconder debaixo das
cobertas ou pular no colchão o dia todo!
Neste caso, você poderia remover a
estrutura da cama e, durante a noite, manter apenas o colchão no quarto, o qual
pode ser retirado durante o dia.
O quarto de brincar costuma ter em média
cerca de 4m X 4m, apesar destas medidas não representarem um pré-requisito
indispensável. Um quarto bem mais pequeno pode funcionar bem, especialmente
para crianças mais novas. Quartos maiores também podem funcionar, mas tenha em
conta que um quarto muito grande pode tornar mais difícil a tarefa de se manter
a atenção de uma criança.
Diminua as distrações para a criança sentir que tem o controle:
Retire o máximo de móveis que você puder
do quarto escolhido. O ideal seria que você retirasse todos os móveis, exceto
uma mesa e uma (ou duas) cadeiras, de tamanho
apropriado para sua criança. Se o local
escolhido for o quarto da criança e você não tiver para onde remover os
móveis, assegure- se de que todas as superfícies
dos móveis ficam livres de objetos. As paredes do quarto devem ser pintadas com
uma cor neutra. Cores fortes, contrastes ou estampas na parede podem ser
elementos de grande distração para crianças com autismo. O mesmo é válido para
o chão do quarto.
Vale a pena considerar qual seria o piso mais
apropriado para o quarto, uma vez que existe uma boa hipótese de que grande
parte do trabalho seja realizado no chão (especialmente com crianças mais
novas). É importante que o chão seja confortável. Geralmente utilizamos piso de
vinil para que seja fácil de limpar durante o trabalho. Há também outras opções
de pisos macios, como aqueles utilizados em ginásios. Carpete pode funcionar
também, principalmente se sua criança não costuma entornar líquidos no chão.
Nós recomendamos o uso de lâmpadas
incandescentes neste quarto. Lâmpadas fluorescentes piscam (de forma
imperceptível para muitas pessoas), mas as crianças com autismo frequentemente
percebem e distraem-se com isto.
Neste ambiente, você não precisará impor
tantos limites para a criança, pois ela estará em um ambiente seguro onde
poderá fazer quase tudo, sentindo-se então em controle da situação. O ambiente
também oferecerá para a criança a previsibilidade e segurança - um ambiente
conhecido, onde apenas uma pessoa por vez interagirá com ela.
Móveis e Equipamentos:
Os móveis e equipamentos que utilizará dependem da idade e necessidades
sensoriais de sua criança. Para uma criança mais nova que gosta de correr,
pular ou escalar, aconselhamos que encontre uma maneira segura de oferecer estas
atividades dentro do quarto. Uma forma de fazer isso é retirar toda a mobília
desnecessária do quarto, mantendo apenas uma pequena mesa e uma cadeira para as
refeições ou atividades como desenho, etc. Pode então arranjar equipamentos
como um pequeno escorrega ou uma estrutura para escalar( existe à venda no
IKEA), uma pequena cama elástica( à venda na Decathon) ou duas grandes bolas de fisioterapia.
Para uma criança menos ativa ou mais velha, pode arranjar uma mesa maior e um
lugar confortável para se sentar.
Recomendamos o uso de um espelho de cerca
de 1,60 m (altura) por 1,50 m (largura) colado de forma segura na parede a
partir do chão ou rodapé. A principal função do espelho no quarto é estimular e
facilitar o contato visual com a criança. O espelho também contribui para a
aprendizagem de consciência corporal da criança. E ainda outra função seria a
de facilitar a observação e gravação das sessões devido à multiplicação dos
ângulos de visão.
Brinquedos:
A escolha dos brinquedos também depende
dos interesses da sua criança. Mantenha o quarto livre de qualquer brinquedo
eletrônico, isto inclui jogos electronicos, TVs, computadores ou qualquer outro
brinquedo que utilize pilhas. Estes brinquedos ou equipamentos podem distrair e
absorver uma grande parte da atenção das crianças. Lembre-se que o principal
foco no quarto está na interação social.
Procure escolher brinquedos que possam ser
utilizados de diversas maneiras. Por exemplo, brinquedos de pelúcia, fantoches,
fantasias, instrumentos musicais e blocos de montar. Equipamentos de desporto
são frequentemente úteis, como bolas, cestos de basquete, ou pequenas raquetes.
Mesmo que sua criança ainda não esteja
desenhando ou escrevendo, mantenha papel, canetas, giz e lápis disponíveis no
quarto para que você possa desenhar figuras, escrever palavras e começar a
encorajar sua criança a fazer o mesmo. Se sua criança já for capaz de
participar em jogos mais estruturados (ex: jogos de tabuleiros ou cartas), você
pode ter alguns destes no quarto também.
É importante que você inclua no quarto
vários objetos que sua criança costuma utilizar durante comportamentos de
isolamento. Se ela gostar de segurar pedaços de fios, tenha alguns tipos de
fios no quarto. Se a criança gostar de alinhar carros de miniatura, tenha
alguns destes disponíveis (não mais do que 10). Coloque todos estes brinquedos
em uma ou duas prateleiras a uma altura de cerca de 1,75m. A intenção é que a
prateleira esteja alta o suficiente para que sua criança precise de sua ajuda
para alcançar os brinquedos, mas não alta de modo que criança não consiga ver
quais são os brinquedos lá disponíveis. Para crianças mais velhas que conseguem
alcançar tão alto quanto você, a altura da prateleira não é tão importante.
Sistema de Observação:
Se pretende ter outras pessoas a trabalhar
no quarto com sua criança, arranje uma maneira de observar estas pessoas no
quarto, para que você possa treiná-las com maior efetividade. A observação da
sessão pode ser feita através de um espelho falso na porta do quarto ou um
sistema de câmaras ligadas a um monitor fora do quarto.