Para que possa colocar de imediato em prática
algumas das técnicas do método Son-Rise deixamos-lhe alguns princípios que pode
começar aplicar desde já com a sua criança
1.Área
do Desafio: A criança possui um discurso limitado ou não
fala.
Princípios
orientadores: Se ensinar que a linguagem é utilizada para
comunicar, (e que não é apenas sons que se memorizam e se repetem), vai mostrar
à criança que existe razões para falar. O nosso programa mostra que, se a
linguagem for encarada como útil e divertida, a criança ficará motivada para a
utilizar.
Aplicar
os princípios: Responda rapidamente aos sons que a sua
criança emite. Quando a sua criança produz um som (mesmo quando não há a
certeza que está a tentar falar), mova-se rapidamente e ofereça qualquer coisa,
ainda que não sabendo o que está a pedir. Demonstre que a comunicação verbal
faz com que as pessoas se movam. Mostre à sua criança que falar lhe dá poder.
Demonstre o poder da linguagem ensinando
verbos de acção ou substantivos eficazes. (Por exemplo: se ensinar a palavra
"subir", pode levantar a sua criança ao utilizar esse verbo. Em contraste,
se ensinar a palavra "mesa" não há nenhuma acção especifica que possa
utilizar em função desta palavra. Substantivos eficazes poderão ser
"bola" ou "chávena", etc.)
Celebre cada tentativa de comunicação. Se a
sua criança tentar dizer algo, aplauda e festeje vivamente! Queremos que a
criança se entusiasme e tente outra vez. Encorajamos isto não celebrando apenas
o sucesso, mas todo o esforço ao longo do percurso.
2.Área
do Desafio: A criança exibe comportamentos repetitivos e
estímulos ritualistas ("stims").
Princípios
Orientadores: Crianças e adultos utilizam estes
comportamentos para organizar a sua compreensão com o ambiente à sua volta e
para ganhar a sensação do seu controlo interior.
Estes comportamentos podem ser por natureza
curativos.
Estes rituais são uma “porta” para a
interacção humana e para as relações sociais.
Estes comportamentos são reconfortantes para
a criança e têm um propósito, mesmo quando não o entendemos.
Aplicar
os Princípios: Em vez de tentar parar um comportamento à
força, junte-se e reproduza-o também, para que assim o comportamento solitário
se torne num comportamento interligado.
Junte-se à actividade da sua criança imitando
exactamente o que ela está a fazer. (Por exemplo: Se a sua criança estiver a
bater palmas, bata também palmas com ela.) Posicione-se de maneira a que a sua
criança consiga ver que você está a fazer.
3.Área
do Desafio: A Criança possui um vocabulário extenso ou
fala em frases, mas falta-lhe a habilidade de conseguir falar com sucesso em
situações sociais.
Princípios
Orientadores: Se ajudarmos a criança a construir confiança
em comunicar socialmente, mais tarde ela tentará.
As crianças estão motivadas a usar as suas
capacidades verbais com outros, quando lhes são mostrados os benefícios que
essa atitude traz.
Aplicar
os Princípios: Recrie situações sociais num ambiente sem
distracções, para que assim consiga reproduzir a situações sociais e familiares
mais comuns.
Dê-lhe expressões específicas/frases que quer
que a sua criança aprenda no âmbito de uma actividade entusiasmante ou num
jogo. (Por exemplo: Em vez de corrigir o seu filho ou dar-lhe frases para
repetir, crie um jogo chamado "mercearia" e mostre-lhe como interagir
consigo, enquanto faz de "caixa".)
Esteja disposto a conversar com entusiasmo
sobre um tema que a sua criança ache interessante (Doraemon; Centros
Comerciais; e questões repetitivas como "O que é o jantar?"). Seja o
modelo a seguir. Se queremos que as nossas crianças estejam dispostas a
conversar as nossas áreas de interesse, temos de conversar com elas as suas.
Depois de termos seguido os seus interesses, aí podemos começar a guiar
gentilmente a conversa para direcções diferentes.
Em vez de corrigir continuamente a sua
criança ou mostrar-lhe que conversas sem sentido são inúteis, celebre o facto
de a sua criança estar a comunicar consigo. Faça com que a sua criança saiba o
quanto gosta de a ouvir falar e partilhar o que tem para dizer.
4.Área
do Desafio: Quando a Criança grita, chora, bate e atira
objectos, etc
Princípios
Orientadores: As Crianças usam estes comportamentos porque
funcionam. Se a criança estiver a gritar, é porque aprendeu que essa é a
maneira de obter o que quer. Se este comportamento já não se verificar útil,
deixará de o usar.
Todas as crianças e adultos fazem o melhor
que podem. Por variadas razões, neste momento, a criança não consegue encontrar
outra maneira de o fazer. Se conseguisse, fazia-o.
As nossas reacções têm um papel vital para
encorajar ou diminuir estes comportamentos.
Aplicar
os Princípios: Não tenha reacção. Mantenha a sua expressão
facial e o tom de voz inexpressivos (i.e., não franza a testa, grite, sorria,
etc.). Mova-se sempre lentamente e em silêncio durante esse tempo, assim
minimiza a sua reacção, e consequentemente, já não ira encorajar estes
comportamentos.
Em vez de tentar ignorar estes
comportamentos, explique numa voz calma e terna, que não percebe quando a sua
criança tenta comunicar consigo desta forma. Mesmo que a sua criança não fale,
a sua explicação será útil, tanto no conteúdo como no tom.
Evite dar a "recompensa" que a sua
criança quer. Se der a à sua criança o que ela quer quando grita, está a
ensinar-lhe que essa é uma maneira eficaz de comunicação.
Cuide de si. Minimizar reacções não quer
dizer que vai deixar que a sua criança lhe bata ou lhe belisque. Tente pôr uma
almofada à sua frente de maneira a que o proteja e lentamente mova-se para
outro sítio.
Ofereça uma alternativa. Se a sua criança lhe
está a puxar o cabelo, dê-lhe antes uma corda para puxar. Se estiver a
atirar-lhe com peças, ofereça-lhe antes uma almofada ou um peluche para atirar.
Expresse reações substanciais de celebração
cada vez que a sua criança for gentil e faça pedidos da maneira como você
prefere.
Mova-se rapidamente quando lhe pedirem algo
de forma querida ou clara para que assim lhe mostre o contraste destes tipos de
comunicação.
5.
Área do Desafio: A criança está incapacitada ou não quer
participar em atividades do dia-a-dia (i.e., escovar os dentes, usar a casa de
banho, ter uma higiene pessoal, preparar as próprias refeições, vestir-se,
etc.).
Princípios
Orientadores: Todas as pessoas (crianças e jovens adultos)
movem-se de acordo com o que apreciam. Se estas atividades forem vistas como
agradáveis, a criança aproximar-se-á em vez de se afastar.
As pessoas precisam de tempo para aprender —
vale a pena investir tempo para ajudar a sua criança a adquirir novas
capacidades.
Aplicar
os Princípios: Tire estas atividades "fora do
armário". Ensine estas atividades insistentemente durante o dia, em vez de
as fazerem apenas em alturas muito ocupadas do dia (i.e., quando está a tentar
que a suas crianças saiam da porta, para que não percam o autocarro), pegue
noutras alturas para lentamente ensinar estas capacidades.
Dê atenção e celebre todos os membros da
família que participam nestas atividades com sucesso (i.e., "Boa Papá!
Conseguiste vestir sozinho o teu casaco!").
Dê grandes e calorosas reações a qualquer
sinal de interesse ou vontade nestas áreas (i.e., se a sua criança olhar para a
escova de dentes, se vestir a sua t-shirt ao contrário, etc.).
Faça com que seja divertido! (O quê? Escovar
os dentes é divertido? Sim! Escovar os dentes pode ser divertido!)
Seja flexível relativamente ao tempo. Se a
sua criança fugir da quando lhe pentear o cabelo, em vez de o forçar ou empurrar,
espere 10 minutos, e tente outra vez.
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