O Modelo de Desenvolvimento do The Son-Rise
Program® está aqui para vos ajudar. Está aqui para vos guiar. É simultaneamente
vosso amigo e vosso professor. Apoiar-vos-á e guiará a vossa criança na sua viagem
social no nosso mundo. Um mundo com relações significantes com outras
pessoas... um mundo de amizade e grupos... um mundo de conhecimento de como
comunicar, como socializar, como iniciar e como seguir... um mundo de sucesso
social!
Leiam este modelo, estudem-no, amem-no, façam
amigos com ele, beijei-o e abracem-no, e saibam que sem ele, o vosso The
Son-Rise Program® terá falta de direção e será pouco claro. Aqui fica um
pequeno guia passo-a-passo de como usar o modelo com a vossa criança.
1.)
Usem-no como um dicionário
Olhem para a visão global dos 5 estágios do
desenvolvimento social (págs. 16 e 17 do manual). Cada caixa levar-vos-á
através de diferentes capacidades que poderão trabalhar com a vossa criança. Há
4 áreas para trabalhar:
- Contacto ocular
e comunicação não-verbal
- Comunicação
- Tempo de atenção
interativa
- Flexibilidade
As capacidades variam desde o nível 1
(capacidades sociais básicas) até ao nível 5 (capacidades sociais avançadas).
Vejam em cada caixa do modelo para lerem sobre cada capacidade. Não há problema
se não souberem o que que cada capacidade significa, se usarem o modelo como um
dicionário, serão capazes de encontrar um exemplo de cada capacidade para
ensinar o vosso filho. Por exemplo, se estiverem a ver o estágio 1 – Contacto Ocular
e comunicação Não-verbal (pág.16 do manual) – olhem para a primeira caixa
debaixo de “Função do contacto ocular” olha para os outros para
começar/continuar uma interação. O que significa isso? Vão à página 18 do
manual e irão descobrir uma explicação compreensiva sobre o estágio 1. Procurem
Olha para os outros para começar/continuar uma interação (a primeira
capacidade) e verão uma descrição do que isso significa (quando param, a vossa
criança faz contacto ocular para que comecem/recomecem um atividade). Continuem
a usar esta explicação compreensiva para se familiarizarem com cada capacidade.
2.)
Traçar a linha de base da sua criança
Criar uma base sobre onde a vossa criança
está no seu desenvolvimento social será o próximo passo. Se não souberem o vosso
lugar atual, não serão capazes de chegar onde querem. Precisam de um ponto de
partida. Usem a visão global, mais uma vez (págs. 16 e 17 do Manual). Terão de
ir através de cada tópico em cada estágio, um por um, e avaliar se a sua
criança domina a capacidade (adquirida) ou se ainda têm de trabalhar nela
(emergente). Para que a vossa criança tenha adquirido uma capacidade, ela
necessita de a realizar 80% do tempo. Também precisam de a fazer espontaneamente
e quando lhe é pedido. Por exemplo, se pegarmos na mesma capacidade olhar para
os outros para iniciar/continuar um interação, se a criança apenas o faz quando
lhe pedimos, ela não está adquirida. Terão de ver se quando vocês pausam
durante um jogo, se ela olharia para vocês mostrando que queria mais? Será que
ela iniciaria uma interação com o contacto ocular ou usaria antes um palavra ou
um gesto não verbal?
3.)
Definir Objetivos
Uma vez que tenham praticado a arte de
perceber o vosso Modelo de Desenvolvimento e depois perceber onde se situa a
vossa criança do estágio 1 ao 5 na visão geral (pág. 16 e 17), podem agora
começar a selecionar os objetivos do programa que querem focar com a vossa
criança. Não escolham mais do que 3 objetivos de uma vez; assim mantêm as
coisas consistentes e manobráveis para a vossa equipa e para a vossa criança.
Olhem para todas as áreas que a criança ainda não domina (estão a emergir) e
façam um círculo à volta daquelas que farão uma grande diferença nas suas
brincadeiras. Tentem imaginar a vossa criança com outras crianças da sua idade.
O que a ajudará a ter mais sucesso socialmente? Por exemplo, se a criança está
no estágio 1 do contacto ocular e no nível 3 em tudo o resto, então o contacto
ocular seria o nosso objetivo primordial. Se ela está no estágio 4 da
linguagem, mas no estágio 2 da flexibilidade, então escolham um objetivo da
flexibilidade.
4.)
Usem o vosso senso comum
Poderão ver alguns intervalos ao longo do
tempo durante o qual a vossa criança não mostra uma capacidade, por exemplo
está no estádio 1, mas na verdade está quase no estágio 3. Por exemplo, a
criança pode falar com frases, ter uma conversa de dois loops e perguntar e
responder a perguntas (estágio 3), mas não mover os outros fisicamente par
alcançar o que deseja (estágio 1). Usem o vosso senso comum para pensar sobre
isso. Se a criança tem a capacidade de pedir o que quer e usa facilmente a
linguagem, pode não precisar de mover os outros fisicamente para alcançar o que
deseja. Então, nesse caso, eu não iria escolher esse como um dos meus
objetivos. Se a criança tem 15 anos e interage apropriadamente com um colega
(estágio 4) e não interativo no que toca a atividades de envolvimento físico,
como cócegas e abraços (estágio 1), então eu não escolheria necessariamente
esse ponto como um objetivo porque a maioria das crianças com 15 anos não
brinca tipicamente aos abraços e cócegas.
5.)
Divirtam-se
Divirtam-se a usar esta ferramenta com a
vossa equipa e a vossa criança. Não tem que ser perfeito! Não tem que ser muito
sério! Empurrem os objetivos para cima da criança! Convidem a vossa criança a
experimentar os objetivos, mostrem-lhe que é divertido tentar e lembrem-se
sempre de desafiá-la apenas quando ela estiver motivada. Desta forma, será mais
provável que atinja com sucesso os seus objetivos. Uma vez que a criança atinja
um dos objetivos, escolha outro.
Traduzido de:
http://blog.autismtreatmentcenter.org/
Etiquetas: The Son-Rise Program®, The Son-Rise Program® principios, vencerautismo