10 dicas – Recrutar voluntários para o seu The Son-Rise Program®



ACREDITE que vai encontrar voluntários!

Vai ouvir isto em toda a Comunidade do Programa Son-Rise e está escrito no Manual do The Son-Rise Program Start-Up, por isso deve vir sempre em primeiro lugar em qualquer uma das suas listas do Programa Son-Rise: ACREDITAR! Podemos dizer que “acreditar que vou conseguir voluntários não faz diferença se eles não existirem”, mas nós dizemos “acreditar interessa muito porque não conseguimos encontrar aquilo que não procuramos”. Quando não acreditamos que existem pessoas que querem ser voluntários, não veremos os potenciais voluntários que temos à nossa volta, o que nos leva ao ponto seguinte...

Os Voluntários não nascem prontos/com tudo aprendido.

VOCÊ inspira e motiva os voluntários para serem exactamente o que quer que eles sejam no Programa Son-Rise da sua criança, através do treino, do seu conhecimento, do seu entusiasmo e feedback. Com um plano de treino dedicado, qualquer pessoas fisicamente capaz e e responsável pode ser um fantástico voluntário do Programa Son-Rise!

Procure atitude e carácter nos voluntários… não perícia/formação académica.

Quando recrutar voluntários para o Programa Son-Rise, o menos importante é que estes tenham um currículo extenso e imensa experiência. Na verdade, na minha opinião, um voluntário com menos experiência está incrivelmente aberto a novas ideias e para agir conforme os seus feedbakcs e não questiona e não questiona os princípios do Programa Son-Rise com base nos seus conhecimentos, experiência.

Verifique a sua própria atitude e as suas crenças

É ótimo que alguém queira trabalhar voluntariamente com a sua criança e nós temos todas as razões do mundo para lhe estarmos gratos, mas tenha cuidado com a crença de que “você lhes deve um favor e que portanto deve fazer as coisas como os voluntários dizem, porque eles a estão a ajudar”. A forma mais saudável de olhar para os voluntários é com uma relação mutua onde duas entidades se juntam para aprender através daquela criança tão especial, vocês estão ambos a enriquecer com experiência e a terem a sorte de terem essa relação, aprendendo uns com os outros. A melhor coisa que pode fazer para o seu Programa Son-Rise e para a sua criança é ser assertivo quanto ao que quer com o seu Programa e para a sua criança e ser muito clara na forma como quer que as coisas aconteçam…sem compromissos. Ser verdadeira consigo própria e sobre o que você quer para a sua criança é a melhor forma de agradecer aos seus voluntários pelo compromisso e tempo que dedicam.

Torne-se também uma voluntária do Programa Son-Rise!

Poderá dizer “Bem, dificilmente tenho tempo para fazer o Programa Son-Rise do meu filho”. Voluntariando-se noutro Programa Son-Rise, verá o quão bom é ser voluntário no playroom e o quanto se pode ganhar com isso. Esta experiência ajudá-la-á imenso a compreender a perspetiva dos voluntários e a estar confortável e ser assertiva quando define expectativas para o Programa Son-Rise da sua criança.

Crie uma atmosfera para onde as pessoas gostam de voltar… e mais importante, onde gostem de ficar.

Como parte do Programa Son-Rise, temos os recursos fantásticos do The Option Process, a filosofia que deu origem ao Programa Son-Rise. Algumas pessoas pagam para que as sessões de terapia e aconselhamento sejam ouvidas. Durante a entrevista dos voluntários, eu apresento este mundo fantástico de não termos julgamentos para com os outros, de nos respeitarmos, sermos ouvidos e fazermos perguntar sem julgar. Eu mostro-lhes que, enquanto eles trabalham para nós, eles vão viver aquele amor e aceitação sempre que entrarem pela porta.

Uma imagem (ou a história inspiradora de uma família) vale mais que mil palavras!

Uma mãe amiga do Programa Son-Rise desenvolveu um formulário de candidatura que explica o Programa Son-Rise em detalhe. Você também pode facilmente fazer um para enviar a futuros candidatos. Há muitos recursos disponíveis para ajudar os seus futuros voluntários a perceber mais sobre o Programa Son-Rise – o website da Associação Vencer Autismo e do Autism Treatment Center of America, os vídeos do youtube, mensagens e testemunhos de pais (imensas histórias das quais a comunidade do Programa Son-Rise nunca se cansa), o vídeo “A solução para o Autismo”, o blog e o facebook do Programa Son-Rise e da Associação Vencer Autismo. Recentemente, um voluntário que eu angariei disse-me que ela não tinha a certeza se queria fazer parte do Programa Son-Rise, mas quando eu lhe dei uma cópia do Documentário da Jade para ela ver, telefonou-me no dia seguinte a dizer que queria muito trabalhar com o meu filho. Às vezes as imagens falam mais alto que as palavras!

Procure agências que podem ajudá-la a encontrar voluntários.

Há imensas agências e locais de caridade que podem ajudá-la a encontrar voluntários. Eu vejo que os estudantes estão sempre interessados em aprender e experimentar. Eu adoro estudantes de teatro porque eles são tão expressivos no playroom e a imensa imaginação e improviso que eles têm de usar torna esta tarefa muito atrativa para eles. Procure em escolas de teatro e veja se consegue uma reunião para conversar com os estudantes. Peça algum tempo no centro da sua igreja ou comunidade para mostrar um vídeo do Programa Son-Rise; ou organize uma festa na sua rua com música e faça projeção de um vídeo do Programa Son-Rise; pergunte no jornal/rádio local para fazerem lhe fazerem publicidade; ou anuncie o lugar de voluntário num website de emprego.

Uma nota sobre voluntários “pagos”

Se gostava de pagar aos seus voluntários pelo tempo que dedicam ou de os ajudar a pagar os custos de transporte, considere a hipótese de fazer uma angariação de fundos que ajude a cobrir o custo que teria. Talvez, se eles forem estudantes, fosse interessante para eles se lhes pagasse o valor para se poderem inscrever na sequência do Programa Son-Rise ou ter um Diálogo do Option Process com o Certificado de Mentor ou Conselheiro do Option Process.

Adote os voluntários como se fossem a sua nova família!

Dê as boas-vindas aos voluntários em sua casa e crie um espaço divertido para que eles queiram voltar. Estará a investir muito no treino deles por isso quer mesmo que eles fiquem. Como os irá treinar? Bem isso fica para uma próxima…
Divirta-se a procurar os voluntários e veja potencial em todas as pessoas. Maravilhe-se com a diversidade dos seres humanos e aprenda o quão enriquecedor pode ser ter pessoas completamente diferentes no seu Programa Son-Rise!

Queremos os vossos comentários! Sintam-se à vontade para partilhar ideias e recursos que tenham descoberto para ajudar a recrutar voluntários para podermos partilhar com outras famílias!

Simone Taylor, uma mãe do Programa Son-Rise 

Fonte: http://blog.autismtreatmentcenter.org/2011/07/10-tips-recruit-volunteers-for-your-son.html

Etiquetas: , ,