10 formas de tornar a sanita divertida - Sim realmente divertida!


Uma forma, que eu já vi, de fazer as crianças explorarem a sanita por si próprias é torná-la numa experiência divertida e fácil, para si e para a criança, e usar as motivações da criança para inspirá-la a estar mais próxima da sanita, sentar-se nela, e eventualmente usá-la!

1.         Decore a sanita com figuras engraçadas ou autocolantes das personagens preferidas da sua criança.
2.         Dê 'boleia' a diferentes brinquedos e peluches até à “Estação da Sanita” para entregarem o seu xixi e cocó, quando a sua criança estiver motivada, ofereça-lhe uma boleia também.
3.         Escolha uma das motivações principais da sua criança (e.g. cócegas, cantar, bolhas de sabão, etc) e torne a sanita numa Sanita de Cócegas/Canções/Bolhas de sabão! e cada vez que a sua criança se aproxime ou se sente na sanita, faça essa actividade divertida que ela gosta. Estar perto ou sentar-se na sanita activa uma actividade divertida.
4.         Decore a sanita como se fosse um trono e cada vez que a sua criança se senta nela, diga-lhe que ele/a é o rei/rainha e corra para lhe dar coisas (e.g. comida, música, etc) como seu servo.  
5.         Pendure algo engraçado em cima da sanita, para que quando a criança se sentar seja visualmente estimulante para ela olhar. Experimente mexer ou soprar o objecto quando a criança se sentar na sanita.
6.         Experimente colocar alguns cereais Cheerios no fundo da sanita e encoraje o seu filho a acertar no salvos Cheerios com o xixi.
7.         Utilize um assento divertido e colorido para colocar na sanita e use um degrau se a sua criança for pequena.
8.         Celebre! Celebre! Celebre! Sempre que a sua criança olhar para a sanita, sempre que lhe tocar, se sentar nela e em ultimo caso a usar, celebre todas as suas tentativas, ajude a sua criança a sentir que tem sucesso no que ela está a fazer.
9.         Dê à sua criança  todo o controlo, sempre que ela disser “não” ou resistir ao que lhe está a oferecer, celebre por ela se estar a expressar e desista dessa opção por um tempo.
10.       Seja persistente, continue a tentar formas diferentes e engraçadas, pode não acontecer da noite para o dia, tenha calma consigo e com a sua criança, acredite que isso acontecerá quando a sua criança estiver preparada!

Fonte: http://blog.autismtreatmentcenter.org

Etiquetas: , ,