Primeiro príncipes e princesas sociáveis!


Um tema específico que é muitas vezes discutido é o ensino de “por favor” e “obrigado/a”, dizer “olá” à tia Maria quando ela está de visita, etc. – essencialmente a polidez da interacção social. Sim, é importante quando há interacção, porém não tão importante como ajudar as crianças com Autismo de Alto Funcionamento ou Asperger a aprenderem a ser mais flexíveis, espontâneas e usufruírem mais profundamente da interacção social com todos os indivíduos com quem se encontram ao longo do dia.

Por isso, quando estão a trabalhar com o vosso filho/criança, ponham em primeiro lugar ajudá-los a serem sociáveis, a gostarem de interagir com outros, a serem flexíveis e espontâneos, etc. Isto pode significar que o vosso filho, à medida que desenvolve as suas capacidades sociais, se torne também num Príncipe ou numa Princesa! Uma vez que estejam neste ponto, então podem poli-los socialmente orientando-os a dizer “por favor” e “obrigado”, a abrir as portas a terceiros, etc.

Mantenham-se focados no que é mais importante – ajudar o vosso filho/criança a adorar interagir com os outros – mãe, pai, irmãos, colegas, professores, etc.

Com Amor e sorrisos

William
(William Hogan, professor sénior do programa Son-Rise)
In http://blog.autismtreatmentcenter.org/2010/12/first-social-prince-or-princess.html
Autism Treatment Center of America | http://www.autismtreatmentcenter.org/

Etiquetas: ,