Para os que frequentaram o The Son-Rise Program® Start-Up isto servirá como
recapitulação, para os que não frequentaram o curso-base do
The Son-Rise Program ®, isto vai ajudá-los quando os vossos filhos
(seja qual for a idade ou o diagnóstico) chorarem, fizerem birras, gritarem, etc. Estas “dicas”
vão ajudá-lo a ajudar o seu filho a aprender a comunicar de uma maneira mais fácil e calma,
sempre que quiser algo. Comunicar o que se quer de uma maneira calma e clara é uma qualidade social importante,
especialmente nas relações com a família, com os amigos, na escola, no
trabalho, etc.
1. É apenas comunicação: Lembre-se que quando o seu
filho chora ou faz birra está, pura e simplesmente, a usar isto como uma ferramenta para lhe dar
a entender que quer que algo aconteça (por exemplo: lhe dê uma bolacha,
um vídeo, ir dar uma volta de carro, etc) ou que algo deixe de acontecer (por
exemplo: ser retirado de um local demasiado estimulante; fazer com que outros
com a sua estereotipia, deixem de interromper a sua actividade, etc.)
2. Não pareça uma árvore de natal toda iluminada! Se ficar aflito e correr a dar ao
seu filho o que ele quer quando ele chora ou faz uma birra, está a ensinar-lhe que essa é a melhor maneira
de ele conseguir o que quer. Este tipo de reacção é parecido com o acender as luzes de uma árvore de natal,
é exuberante, luminoso e fácil de recordar! Esse comportamento mostra-lhe
que o facto de ele chorar e fazer birra é muito importante para si, que você
"para e ouve-o", correndo rapidamente a ir buscar
o que ele quer. O seu filho perceber á rapidamente que essa é a maneira de
comunicar quando a sua vontade não é imediatamente satisfeita ou que, aparentemente,
não vai obter o que quer.
3. Atitude: Mantenha-se o mais
calma e mais à-vontade possível. A aflição
funciona como a energia que a pode iluminar que nem uma árvore de natal fazendo com que se movimente mais depressa o que vem reforçar a ideia
para o seu filho de chorar e fazer birra é a maneira mais eficaz de obter o que
quer. Reconheça que é maravilhoso o seu filho ter essa motivação
e determinação e que, usando o Son-Rise Program pode ajudá-lo a utilizar
essas mesmas qualidades para falar, interagir e socializar mais.
4. Mexa-se devagar e mantenha a calma: em vez de parecer uma árvore de natal, aflita e a
mexer-se rapidamente , aja como uma pessoa a andar na lua. Movimente-se
devagar e fale com calma ao ajudar o seu filho a obter o que quer. Se ainda não
for uma criança verbal, apresente-lhe alternativas e só ao
fim da terceira ou quarta alternativa é que lhe dá o que pensa ser o que ele
quer. Se for verbal, diga-lhe que não consegue perceber porque ele
está a chorar e que, se falasse em vez de chorar, podia ajudá-lo mais
rapidamente.
5. Não ceda - Apresente alternativas: a criança pode estar a chorar ou a fazer
birra por ter decidido não lhe dar uma determinada coisa (mais bolachas;
não o deixar sair por estar a chover; usar o computador ou ver TV, etc.).
Nesta situação, deve mais uma vez manter a calma e não se apressar,
explicando-lhe que mesmo que chore ou faça birra não vai conseguir o que quer.
Explique isto de uma maneira suave e simpática e não zangada e frustrada.
Apresente-lhe calmamente alternativas (por exemplo, ofereça-lhe um bocado de fruta ou
um bolo de arroz em vez de uma bolacha, etc). Se a criança continuar a chorar,
diga-lhe que não faz mal, se quiser continuar a chorar e depois vá fazer outra
coisa qualquer (ler um livro, lavar a louça, etc.) e
deixe-a a chorar, sempre de olho nela para garantir que não se magoa nem a
ninguém que esteja por perto (irmã por exemplo). Lembre-se que o seu filho não é frágil,
aguenta bem quando não consegue algo que quer. Além do mais,
você também não é frágil, consegue aguentar vê-lo a chorar e gritar.
6. Celebre quando consegue obter o que queria: se o seu filho não chora
nem faz birra quando você não lhe dá o que ele quer, celebre esse facto,
dizendo-lhe como é maravilhoso ele estar calmo e sem problemas.
7. Siga o Son-Rise Program®: As famílias dizem-nos constantemente que
quanto mais trabalham o Son-Rise Program com os filhos,
no playroom estes menos choram
e menos birras fazem. Uma vez no playroom, consegue-se
obter 90% de controlo e, portanto, quando surgem situações complicadas
(e há sempre) quando não obtêm o que querem, consegue-se lidar com os problemas
de uma maneira mais calma e mais fácil.
Não se esqueça que estas ideias são apenas linhas de orientação e,
ao aplicar-las, use sempre o bom senso (por exemplo, se o seu filho se magoar e
chorar, é evidente que deve apressar-se a ajudá-lo)
Se estiver a ter um problema complicado com o seu filho, por este chorar, fazer birras
e bater, etc., nós podemos ajuda-lo/a. Nós (a equipa do Son-Rise
Program), já sofremos choros,
birras, pancadas, mordidelas, já nos atiraram coisas, etc., e aprendemos todos
a seguir estas linhas de orientação, e mais, a ajudar uma criança a comunicar
de uma maneira mais simpática e mais fácil. Gostávamos de vos ajudar -
contacte-nos via telefone.
Espero que utilizem estas ideias com os vossos filhos; vimos quão eficazes
foram com todas as crianças com quem tivemos o prazer e a honra de trabalhar.
Com amor e sorrisos,
William Hogan , Professor do Son-Rise Program®.
Autism Treatment Center of America | http://www.autismtreatmentcenter.org/