Assumir (Ideias Pré-Concebidas)


“O meu filho vai detestar ficar todo o dia no playroom
“Quando bate no peito é porque está frustrado”
“O meu filho detesta que as pessoas cantem!”
“Nunca há-de comer brócolos!”
“O meu filho não vai fazer essa brincadeira!”

Estas são algumas das centenas de afirmações que ouvi de pais que estão a fazer o Programa Son-Rise. Estas afirmações não são factos, são apenas ideias pré-concebidas que se baseiam nas nossas próprias suposições e normalmente têm mais a ver com a ideia do “copo meio vazio” do que com do “copo meio cheio”, ou seja, com o que o nosso filho não quer e não consegue fazer e não com o que o nosso filho quer e consegue fazer. A não ser que os nossos filhos nos digam o que estão a pensar, ou a sentir, não conseguimos saber realmente o que estão a pensar e a sentir.

Alguma vez ouviu isto:

ASSUME (desdobrando a palavra inglesa dá uma coisa do género): faz um "ass" (imbecil) de "u" (ti) e de "me" (mim)? Bem, não é bem assim, é mais “limita-te a ti e a mim”.  Quando presumo o que o meu filho está a pensar, ou a sentir, estou a limitar a minha resposta a isso, bem como as maravilhosas maneiras como o posso ajudar.

Por exemplo, o meu filho pede-me mais uma bolacha - já comeu seis. Digo-lhe que já comeu seis e não quero que coma mais. Choraminga e atira-se para o chão. Presumo que está infeliz. Sendo mãe é óbvio que não quero que se sinta infeliz e, portanto, tento acabar com essa infelicidade dando-lhe mais uma bolacha. Resumindo, o meu filho aprendeu uma forma de comunicação que resulta bem, mas que limita a sua capacidade para usar outras formas de comunicação...a linguagem. Acabei de limitar a capacidade do meu filho para aprender e crescer e perdi uma oportunidade de o ensinar. O que lhe ensinei foi que o choro e a birra, ou o mostrar-se infeliz, leva a obter o que quer. Isto não lhe vai ser mais útil na vida do que comunicar de maneira a que as pessoas compreendam mais facilmente...através da linguagem.

Como os nossos filhos também são capazes de ter dificuldade em processar e comunicar o que querem de uma maneira rápida e eficaz, escolhem a maneira mais fácil e mais rápida de conseguirem o que querem. Resumindo: presumi o que o meu filho estava a pensar e a minha intenção foi mudar o que ele sentia em vez de o ajudar a aprender uma maneira mais eficaz de comunicar. Resultado: a presunção de que sabia o que ele estava a sentir apenas nos veio limitar aos dois.

Um dia, uma mãe contou-me uma história sobre o filho de quatro anos com autismo quando o levava a um parque cheio de gente: por momentos, o filho parecia estar a divertir-se nos baloiços, mas logo a seguir ia ter com a menina mais bonita e batia-lhe. A primeira coisa que esta mãe pensou foi que o filho detestava meninas bonitas...algo que ele nunca tinha exprimido. Depois de frequentar o Start-Up do Programa Son-Rise, a mãe aprendeu a pôr de lado essas ideias pré-concebidas e percebeu que, de cada vez que isso acontecia, ela ficava embaraçada e levava-o rapidamente para fora do parque, para casa. Talvez o filho se sentisse excessivamente estimulado pelo parque e quisesse ir embora mas não conseguisse comunicar isso à mãe e, assim, o bater nas meninas passou a ser a maneira mais eficaz de comunicar que se queria ir embora.
    
Uma maneira de se inspirar a si e à sua equipa do Programa Son-Rise no sentido de eliminar as ideias pré-concebidas, é passarem a observar bem o que o vosso filho está realmente a fazer (e não decidirem que sabem o que ele está a pensar e a sentir quando estiver a discutir o seu filho com a equipa).

Por exemplo:


Por exemplo:


Respeitar a inteligência e capacidade dos nossos filhos para se aproximarem ou se afastarem intencionalmente do que querem é uma mudança de atitude que elimina as “ideias pré-concebidas” e nos permite encontrar maneiras de os ajudar.

Porque presumimos?


Divirta-se a observar o seu filho com este novo olhar e ficará entusiasmado com o que vê!

Becky Damgaard
Coordenadora do Programa no Exterior
Professora do Son-Rise Program
Autism Treatment Center of America | http://www.autismtreatmentcenter.org/

Etiquetas: ,