Diferente Não Significa Pior!



Já viu alguma vez o seu filho a fazer algo consigo que não faz com mais NINGUÉM? Talvez seja apenas na sua sessão que ele tente constantemente sair do playroom? Talvez queira que você só cante “Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas” e com todos os outros jogam todo o tipo de jogos diferentes? O seu filho só quer falar sobre gelados consigo? Ou tem que fingir que é um bebé durante uma hora inteira? Talvez seja um voluntário e ele o mande para um canto e o mande estar quieto?
Oiço muitas vezes as famílias e os voluntários de The Son-Rise Programs® dizer “Ele/ela só o faz comigo!” Se você se vir a ter um tipo de sessão diferente das de todos os outros, considere-se sortudo! Diferente é simplesmente diferente, não significa que é mau ou pior, é simplesmente diferente.

Talvez o seu filho queira criar previsibilidade e conseguir controlo e sinta que você é uma boa oportunidade para conseguir isso. Talvez mais ninguém no mundo consiga superar a sua interpretação de bebé! Pode ser que ele esteja a conseguir algo da reacção que você tem tido?

Quando julgamos as nossas sessões como não sendo produtivas, divertidas ou um sucesso como as de outra pessoa, então não estamos a aceitar-nos nem ao nosso filho como estando a fazer o melhor que sabemos. Como resultado disso podemos estar a reagir àquilo que eles fazem e forçar a que mudem. Isso será uma experiência interessante para o seu filho e ele pode forçar ainda mais os limites.

Sinta-se bem sobre as suas sessões diferentes e tome-as não como piores, apenas diferentes. Muitas vezes vemos as nossas crianças a tornarem-se mais flexíveis e a mudarem quando aceitamos tais coisas.

Adoraria ouvir o que o seu filho faz consigo, apenas consigo!

Becky Damgaard
Quadro Senior do ATCA (Professor do Son-Rise Program®)
Autism Treatment Center of America | http://www.autismtreatmentcenter.org/

Etiquetas: ,