Apresentação de Jogos/Atividades para o seu filho com Autismo


Olá a todos! Ao longo de cada semana, eu estarei a publicar dicas e sugestões úteis para se conectar com o seu filho, ensinando o seu filho coisas novas e interessantes, a compreensão do mundo do seu filho e a ficar forte, inspirado e motivado. (Às vezes, porém, só vou publicar algo tonto!) Por favor, compartilhe e comente as minhas publicações - Prometo responder!

Ok pessoal, estão prontos para o assunto de hoje? Aqui está!
Muitas pessoas me perguntam sobre a introdução de jogos e atividades na sala de jogos (ou em qualquer lugar!) do The Son-Rise Program®. Alguns lutam quando a criança rejeita o jogo. Outros têm problemas para gerar interesse.

Aqui estão sete pontos para ajudá-lo:

  1. A questão principal é quase sempre a nossa atitude, perspectiva e estado emocional. Ficar desanimado quando o seu filho não está interessado é uma escolha. É com base no que nós acreditamos. Por exemplo, se você o leva a dizer que você teve uma má ideia, não pode fazer isso, o seu filho não está a progredir o suficiente e você vai compreensivelmente sentir-se desencorajados. Eu tenho filhos a rejeitarem as minhas ideias o tempo todo. Eu só não o torno com importância para mim (ou para eles).
  2. Se você se sentir desanimado quando o seu filho não está interessado no seu jogo ou atividade, isso que significa que, quando você apresenta o jogo/atividade para o seu filho, você está a precisar de uma demonstração de interesse ou participação dele. As crianças no espectro vão perceber essa carência como um empurrão. Isto irá levá-los a fazer o que podem para evitar ser empurrados ou controlados, o que vai maximizar as vezes em que eles não se envolvem com a atividade - ou a põem de lado.
  3. As pessoas costumam dizer-me coisas como "eu sei, não há julgamentos ou expectativas, mas como faço para que o meu filho jogue o jogo?" Isso é como dizer: "Eu sei, não comer 5 gelados sundaes a cada noite, mas como faço para perder peso?" A coisa que dizendo depois de "Eu sei" é a solução, não um problema de lado entre parênteses.
  4. Quando você introduz um jogo, faça-o com zero de pressão (zero carência). Mas também apresente-o ter por base os três E’s - energia, emoção e entusiasmo. Precisa de todos eles e não deve ser precipitado.
  5. Se o seu filho não está interessado, fique relaxado, deixe-o ir e tente um novo jogo da próxima vez. Além disso, tente o mesmo jogo novamente dentro de um mês.
  6. Faça uma lista de três melhores interesses do seu filho e certifique-se que, pelo menos, um deles é o topo de cada jogo/atividade.
  7. Tenha absoluta certeza de que você só está a introduzir o seu jogo quando tem uma luz verde. Este último ponto é muito, muito importante.

(Eu falo sobre esses pontos com mais detalhes nos capítulos 3 e 4 do meu livro, Breakthrough Autism. Capítulo 3 é na utilização de interesses e motivações do seu filho para ensinar coisas novas, e Capítulo 4 é sobre ficar criativo com as ideias do Capítulo 3.)

Raun K. Kaufman
Autism Treatment Center of America |  http://www.autismtreatmentcenter.org/

Etiquetas: , ,