Dar espaço à sua criança para falar é essencial para a ajudar na sua linguagem expressiva


Como podemos fazer isto?

1. Ouvir mais e falar menos – Não tenha medo de momentos silenciosos. Nestes momentos de silêncio estamos a dar tempo e espaço às nossas crianças para falar se quiserem. Nestes momentos de silêncio estamos mais propensos a escutar o que as nossas crianças dizem, pois estamos a ouvir em vez de falar. Quando aprendi a aceitar o silêncio e apreciar os momentos tranquilos, percebi o quanto mais as crianças com que trabalhava falavam comigo. Foi como se tivesse tido uma ideia brilhante, percebi que o silêncio é um terreno fértil em oportunidades para as nossas crianças conversarem. Percebi que sempre que estou a falar, estou a pedir à criança que ouça e não que fale. Encorajar as nossas crianças a falarem em vez de ouvirem é incrivelmente eficaz.

2. Pausa – Peça à sua criança para dizer uma palavra e, em seguida, faça uma pausa para lhe dar tempo e espaço para a dizer. Como para as nossas crianças é difícil falar, é normal demorarem a responder aos nossos pedidos. Trabalhei com crianças que diziam uma palavra 3 ou 4 minutos depois de lhes ter pedido. Outros podem demorar 30 ou 45 segundos. Quando fazemos uma pausa estamos a dar um tempo ininterrupto para as nossas crianças descobrirem como dizer a palavra que estamos a pedir. Damos-lhe o tempo e espaço que são necessários para a dizer. 

Da próxima vez que estiver a brincar com a sua criança tente falar menos e perceber o que ouve. Depois comente connosco como correu.

Autism Treatment Center of America, http://www.autismtreatmentcenter.org/

Etiquetas: , ,