É uma das poucas
pessoas que consegue entender o que a sua criança está a dizer? Quando a sua
criança está a comunicar verbalmente com alguém mais próximo, a resposta que
têm normalmente é “O quê?”? Se é este o caso, então, sugerimos que trabalhe a
clareza de discurso com a sua criança, antes de a ajudar a dizer mais palavras
ou frases mais longas. O primeiro passo para a ajudar com isso é observar como
a criança forma as palavras e as frases. Eis três principais fatores a verificar:
A boca: abrem
demasiado a boca quando falam e raramente juntam os lábios? Ou ficam com a boca
demasiado fechada, mal a abrindo para falar? Ambas resultam em comunicações
impercetíveis.
A língua: tocam com a
língua nos dentes para produzir o som “d”, ou no céu da boca para o som “l”?.
Os lábios: juntam os
lábios, como se fossem dar um beijo, para o som “w”? Esticam os lábios em
direção às orelhas para o som “i”?
Se a criança não se
expressa claramente é porque, provavelmente, não faz uma destas coisas. Assim
que descobrir qual é, pode começar a ajudá-la a trabalhar essa capacidade. Pode
fazer isto exemplificando-lhe como se faz, lentamente, com a sua própria boca.
Enquanto está a exemplificar pode explicar-lhe cada passo verbalmente e, assim,
a criança recebe indicações claras de como mover a boca para se expressar
melhor.
P.S. Não se esqueça de
se divertir durante o processo!
Autism Treatment
Center of America, http://www.autismtreatmentcenter.org/
Etiquetas: comunicação verbal, The Son-Rise Program®, vencerautismo