Um programa para todas as idades...

Um homem de 33 anos, com autismo, está sentado à mesa da nossa sala de jogos do Son-Rise Program®. Quando entro na sala ele olha para mim, diz “olá” e acena na direção de uma cadeira para eu me sentar. Ele está a sorrir e pronto para a sua primeira sessão do dia, com os seus facilitadores do Son-Rise Program®. Ele está ansioso por começar, contente por estar na sua sala de trabalho neste dia.
Um homem de 24 anos, com autismo, está sentado à mesa da nossa sala de jogos do Son-Rise Program®, no Centro de Tratamento de Autismo dos EUA. Também ele está sentado à mesa com uma das nossas facilitadoras do Son-Rise Program®. Está com os olhos fechados, as mãos a tapar os ouvidos, e os olhos dos facilitadores também estão fechados e têm as mãos a tapar os ouvidos. De vez em quando ele espreita entre os dedos para a facilitadora, olhando rapidamente para o lado quando ela o vê a espreitar. Ele nunca tenta sair desta sala.
Um jovem de 16 anos com autismo de alto funcionamento e eu estamos a almoçar juntos no nosso refeitório, no Centro de Tratamento de Autismo dos EUA. Estamos a almoçar no refeitório porque ele está no nível 5 do nosso modelo de desenvolvimento do Son-Rise Program®, e estamos a ajudá-lo a conversar com um grupo de pessoas durante a hora de almoço. Em seguida, voltamos juntos para a nossa sala de jogos: assim que lá chegamos ele fecha a porta, senta-se à mesa e diz “Estou contente por estarmos de volta”.
O Son-Rise Program® é incrivelmente eficaz em todas as idades. A pessoa mais velha com quem trabalhei no Son-Rise Program® tem 56 anos, e a mais nova tem 18 meses. Como os exemplos acima mostram, os adultos e os adolescentes gostam de ter uma sala especial onde podem ser eles próprios, e gostam que os seus amigos do Son-Rise Program® os visitem e trabalhem com eles. A única diferença é que denominamos a sala como a sua “sala de trabalho” ou “sala de concentração” em vez de sala de jogos. O princípio dominante é o mesmo. É um sítio onde pode trabalhar com o seu adolescente, ou jovem adulto, e com menos distrações. Um sítio onde podem ser eles próprios e fazer o que é importante para eles; um sítio onde pode interagir com eles sem sentir a pressão do mundo exterior; um sítio onde é livre de os amar exatamente como são neste momento.
Kate Wilde, Autism Treatment Center of America

Etiquetas: , , ,