The Son-Rise Program® - Introdução

O que é o The Son-Rise Program®?


Desde 1983, o Autism Treatment Center Of America™ tem providenciado programas de formação inovadores para profissionais e pais de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbações Invasivas do Desenvolvimento e outras dificuldades de desenvolvimento. Através de um sistema específico e abrangente de tratamento e educação, concebido para ajudar famílias e cuidadores, o Son-Rise Program® proporciona ferramentas para que estas crianças possam melhorar drasticamente em todas as áreas de aprendizagem, desenvolvimento, comunicação e aquisição de competências. Este Programa oferece técnicas educacionais altamente eficazes, estratégias e princípios para a conceção, implementação e manutenção de um estimulante programa altamente enérgico centrado na criança, efetuado em regime domiciliário de um para um.
  
O que torna o The Son-Rise Program® diferente?

O Son-Rise Program® foi o primeiro a sugerir que as crianças com este tipo de diagnóstico têm um extraordinário potencial de crescimento e recuperação. Inovou na criação de uma modalidade educacional que inclui juntar-se à criança em vez de ir contra ela, colocando os pais como a chave de todo o processo, ou seja, neste programa os pais são os professores, terapeutas e diretores dos seus próprios programas e a casa é vista como o ambiente mais estimulante para que estes possam ajudar os seus filhos.
O Son-Rise Program® sugere que o respeito e carinho profundos são os fatores mais importantes no sentido de motivar a criança a aprender, enfatizando o amor e a aceitação como partes fundamentais para qualquer processo de aprendizagem. Através desta atitude, procuramos criar um vínculo e um ambiente seguro para, de seguida, aplicar estratégias de ensino desenvolvidas e testados pelo Son-Rise Program®, sendo que estes princípios continuam a ser a base da nossa abordagem.

Como é que os princípios e técnicas do The Son-Rise Program® beneficiam crianças com necessidades especiais?

- Juntar-se aos comportamentos repetitivos da criança fornece a chave para desvendar o mistério desses mesmos comportamentos, facilitando o contato ocular, o desenvolvimento social e a inclusão de outros nos jogos e brincadeiras;
- Utilizar a motivação da criança fomenta a aprendizagem e constrói os fundamentos para a educação e aquisição de competências;
-  Ensinar através da brincadeira interativa resulta numa socialização e comunicação eficaz e significativa;
-  Usar energia, emoção e entusiasmo envolve a criança e inspira um amor contínuo de aprendizagem e interação;
-  Adotar uma atitude otimista e de não-julgamento (imparcial) maximiza o prazer, a atenção e o desejo da criança no programa;
-  Colocar os pais como o recurso mais importante e estável da criança fornece um foco consistente e convincente para a formação, educação e inspiração;
-  Criar um ambiente seguro e livre de distrações facilita o ambiente ideal para a aprendizagem e crescimento.

Etiquetas: , ,